segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Um povo de Verdade


Aqui por estes pagos a maldade não se cria,
Pelo contrário, irradia a alegria de um povo que vive em harmonia
E que sabe ser feliz , assim como se diz,
Buenacho uma barbaridade.

Um povo que com força e coragem
Na luta por seu ideal, forjou ele próprio a sua imagem:
Um gaúcho bem bagual.
Sempre honrando seus costumes, por isso, saiba, vivente,
Não há outro povo igual

Que não se preocupa com a estampa
E já cedo se levanta, não deixa nada pela metade,
Pois sabe que até a tarde, quando o sol deixar o pampa,
No seu peito arderá mais que uma vontade, e sim uma necessidade,
A busca por nossa liberdade.

História de glória construída assim,
Em entreveros sem fim, não arredando o pé,
Lutando com uma fé que não se abala, um povo que nunca se cala,
A nossa força vem do fundo da alma, Deus nos fez assim,
E assim sempre será, nada, jamais nos mudará.

Somos assim, não é por acaso. Esse jeito xucro é motivo de orgulho.
Gostamos de peleia tanto quanto queremos a paz,
E por mim tanto faz, nem o cansaço, ou a saudade,
Nem mesmo a imagem de uma batalha perdida,
Derrota sofrida, tira de mim a convicção:
"Honrar o Rio Grande é obrigação!"

Nada explica esse orgulho, que sinto em ser gaúcho,
E é por isso que tanto me puxo, para provar que mereço.
Então, à Deus eu agradeço, por ter me dado este Rio Grande
A sua história eu conheço, nenhuma outra é mais marcante.

Myron Luiz Borges

Um comentário:

  1. Meu amor,
    venho aqui lhe parabenizar por esse poema. Muito lindo.

    Somente um gaúcho de verdade escreve algo assim sobre nosso querido e amado RIO GRANDE DO SUL, NOSSA PÁTRIA!!!!

    Não intereça para nós o que falem ou deixem de falar, amamos o Rio Grande, local em que Deus nos colocou. Não foi por acaso, mas por que Ele é perfeito.
    Dou graças a Ele todos os dias por ter nascido em tão maravilhosa terra.

    Continue assim, poeta gaudério!!!!

    TE AMO MUITO!!!!
    ME=D

    ResponderExcluir