sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Resgatar nossas origens - de novo -


Bueno, antes de mais nada da pra se dizer que não é de hoje que outras culturas invadem nosso meio, com fortes tendências, infelizmente, a dominá-lo.
O que eu falei na primeira postagem, sobre os modismos culturais não-gaúchos estarem prevalecendo sobre os nossos próprios, ja era uma preocupação para o jovem Paixão Cortes, e hoje não é diferente.

"Paixão Côrtes e Barbosa Lessa partem para a pesquisa de campo, para recuperar traços de cultura popular local eventualmente sobreviventes à avalancha da cultura norte-americana, quer dizer, estadunidense, que, vitoriosa na II Guerra, cobrou um preço alto das neocolônias. " ..."Estava sendo gestado o lado cultural-popular do tradicionalismo, antes mesmo de a palavra "folclore" entrar no discurso de todo mundo."

O trecho acima é de uma entrevista de Paixão Cortes que tu pode ler clicando aqui. Pode ser meio antigo, mas é importante.

O material é do site Página do Gaúcho.

Infelizmente, a história de nossa cultura ser deixada totalmente de lado por uns está aí novamente e algo deve acontecer para que isso não ocorra.
Não sou eu quem vai fazer algo a respeito, nem tu.. mas todos nós gaúchos que não queremos e não podemos ver nossa cultura ser tratada assim.
O que se vê principalmente no interior do Estado, e em muitos lugares da capital, e até fora do Estado, exemplos de amor a nossa terra, motivo de orgulho para muitos, que nos enche de esperança, um trabalho tão bem feito por Ctgs e por todos, também deve chegar com força aonde já se mostra "ultrapassado" a uma geração que já não cultiva amor, ou não se importa tanto assim com o Rio Grande.

Devemos, novamente nos esforçar para levarmos nossa tradição a todos e que todos os gaúchos sintam orgulho de ter nascido aqui.

E viva o Rio Grande tchê....

Um comentário:

  1. Infelizmente nossa cultura e tradição tem se perdido...a maioria do povo gaúcho, são gaúchos só no nome (pq nasceram aqui) pois nas atitudes não são, se perdeu para uma cultura porca....manias de cariocas, paulistas, americanos, entre outras....
    culturas que minaram nosso povo aos poucos, e foram tomando lugar na vida dele....tomando o lugar de uma cultura linda, tradicional, honrosa....cultura essa que fez nossos antepassados lutarem honrosamente contra um país...lutaram e deram o sangue em muitas batalhas....tentando nos separar de um país, que naquela época já tinha muitas cultaras porcas, das quais eles já queriam ficar longe...hoje essas culturas são mais fortes do que naquele tempo e, minaram muitos dos nossos....infelizmente, naquele momento não foi possível a separação...não por falta de garra e vontade...mas porque talvez não fosse o momento que Deus quisesse...isso me faz acreditar mais ainda que há uma esperança, uma esperança de que ainda podemos nos livrar desse fardo que é ter que carregar essa podridão de país nas costas....ainda acredito que nossa República será livre....livre por causa do sangue daqueles que morreram tentando e sonhando com isso....talvez, não tenhamos que derramar o nosso, as coisas são mais democráticas agora, somente um papel possa bastar, um acordo....mas se preciso for irei para a batalha...com muitos outros que eu sei, ainda cultivam nossa cultura e força, nossa vontade de sermos livres, que não se deixaram minar pela podridão desse Brasil....esses sim, eu chamo de NOSSA ESPERANÇA DE LIBERDADE!!!!

    (ainda bem que nossos heróis farrapos já morrerem, seria muito doloroso para eles verem no que a maioria do povo "gaúcho" se tornou...)

    EM FRENTE, COM UM SONHO, VONTADE E COM FORÇA, POR UM RIO GRANDE LIVRE!!!!

    VIVA A REPÚBLICA RIO-GRANDENSE!!!!

    ResponderExcluir