Hoje, há 173 anos era proclamada a República Rio-Grandense, pelo General Netto. A Revolução Farroupilha já tinha se firmado, começando pouco menos de um ano antes, ali na ponte da Azenha...
O 20 de setembro (1835) foi o precursor da liberdade, mas o 11 de setembro (1836) foi o dia em que olhamos pro Brazil e falamos "Chega!!!"
Quem sabe um dia...
Mas não enquanto pra quase todos o conformismo e os modismos dominarem.... sim, porque hoje em dia, quando eu digo que não uso nenhuma roupa de marca ( 3 listras ou vírgulas e por aí vai) sou chamado de chato, e quem usa bombacha é visto como palhaço (sim, já ouvi isso), mas quem tem roupas de marca é visto como "descolado"....
Hoje temos até vergonha de ouvir músicas gaudérias, mas não se tem um pingo de vergonha de se ouvir funks e coisas do gênero com letras obscenas, enquanto nossas crianças estão ali, aprendendo essa "cultura" que não é a nossa.... Vivo muito bem apenas com a minha cultura gaúcha e não preciso das outras. Respeito (quase todas), mas não abro mão da minha.
E a intenção do blog, é que a nova geração que ainda não tem tanto contato com a cultura gaúcha comece a se achegar...viver a NOSSA cultura, e não a dos outros.
Pra que a nossa cultura viva para sempre. E vamo ve no que vai dá!!!
Nas nossas veias escorre o sangue heróico farrapo!
“Camaradas! Nós, que compomos a Primeira Brigada do exército liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência dessa província, a qual fica desligada das demais do Império e forma um Estado livre e independente, com o título de República Rio-Grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará oportunamente. Camaradas ! Gritemos pela primeira vez: Viva a República Rio-Grandense! Viva a Independência! Viva o exército republicano rio-grandense!”
- Gal. Netto - 11 de setembro de 1836
Nenhum comentário:
Postar um comentário